Óleo Essencial de Grapefruit | Por Rafael Batista

Óleo essencial de Lavanda para Acne

Óleo essencial de Lavanda para Acne

Óleo essencial de Lavanda para Acne

Você pode usar óleo essencial de lavanda para acne, a aplicação é muito simples, pode pingar uma gotinha dele em um cotonete e passar na região. Mas o que muitas pessoas estranham é usar um "óleo" para tratar um problema causado pelo excesso de oleosidade.

Uma coisa interessante é que o termo óleos essenciais é antigo e não reflete a natureza química da substância. Quando eles foram descobertos receberam este nome principalmente por não se misturarem com a água, tal como o óleo.

O óleo essencial de lavanda possui propriedades terapêuticas para acne, queimaduras, alergias, psoríase, ulceras na pele, pele sensível ou ressecada. Também é analgésico, anti-histamínico, antidepressivo e antifúngico, para citar apenas algumas das suas várias propriedades.

Além do óleo essencial de lavanda para acne, você pode usar o óleo essencial de melaleuca. A melaleuca, ou tea tree, é nativa da Austrália e também tem propriedades anti inflamatórias, anti bacterianas, anti fúngicas e analgésicas, que combinam bem com a lavanda.

Blend de óleo essencial de lavanda para acne

Outra maneira de usar a lavanda para tratar a acne é fazendo um blend, que é uma mistura de óleos essenciais diluídos em um óleo vegetal, que pode ser de amêndoas, óleo de coco fracionado ou jojoba.

- 2 gotas de óleo essencial de lavanda

- 2 gotas de óleo essencial de melaleuca

- 10 ml de óleo de coco fracionado

Misture bem e pronto, pode aplicar uma gota nas áreas afetas 2 vezes ao dia.

Princípios ativos do óleo essencial de lavanda

Os óleos essenciais no geral são substâncias naturais extraídas das plantas, e são bastante complexos. Algo interessante de considerar é que um óleo essencial pode ser puro e não ter grau terapêutico. O que caracteriza um óleo essencial terapêutico é o percentual das substâncias ativas desejadas, no caso do óleo essencial de lavanda são duas as principais, o linalol e o acetato de linalila.

Quando você fizer a compra de um óleo essencial procure as informações da composição dele, seja no frasco ou no site do fabricante para que você tenha certeza de que está comprando um óleo essencial de qualidade, e não apenas um "cheirinho".

E além disso, sempre vale a pena lembrar que óleos essenciais são uma coisa e essências são outras, as essências são produtos sintéticos usados principalmente para aromatizar produtos de limpeza e cosméticos, sem nenhuma propriedade terapêutica.

Conheça mais sobre o óleo essencial de lavanda

Neste vídeo meu amigo Denilson Braga explica mais sobre o óleo:

Leia mais...